FE - FLA - FI

Bem vindos! Blog de Variedades e achados na net que, certamente, estarão com os devidos créditos.
Espero que, assim como eu, gostem de inventar moda com os artigos de sempre e de redescobrirem utilidades para objetos que estavam em desuso. Reciclar, organizar e ter como hobby atividades artesanais, pinturas, croches etc.....

segunda-feira, 25 de julho de 2011

IMPRIMIR EM TECIDO

VI NO http://coisasquegosto.com


É possível usar a impressora de casa para imprimir em tecido. Muitas pessoas usam essa técnica para imprimir etiquetas com suas marcas. Eh muito simples: basta um pedaço de tecido de algodão (com o tamanho A4, com alguns centímetros a menos nas bordas), amaciante comprado no supermercado (eu usei da marca Ypê) e impressora jato de tinta. Deixa-se o tecido de molho em amaciante puro por umas oito horas e no dia seguinte coloca-se para secar no varal. Depois de bem seco passa-se a ferro e prende-se o tecido com durex numa folha de A4 para passar pela impressora. Como o tecido está menor que a folha de A4, ele ficará recuado. Então é só mandar imprimir o que quiser. O tecido precisa ficar bem preso no papel para a impressão não ficar torta. Depois, é só deixar secar por mais umas oito horas e passar pelo avesso para fixar a tinta. Lava-se com sabáo, esfregando bem de leve. Tem explicação no Quilta e Borda. No blog Infinita Diversidade há dicas importantes sobre essa técnica.

OUTRA OPCAO EH COM PAPEL TRANSFER= Basta imprimir no papel transfer o texto ou imagem que deseja e passar para o tecido com ferro quente. 

MATERIAL
Papel transfer (pode ser encontrado em papelarias e algumas lojas de material para artesanato)
Pedaço pequeno de tecido 100% algodão
Computador e impressora
COMO FAZER
Em um editor de texto, escreva o texto que deseja colocar na sua etiqueta. Para ficar mais fácil de acertar o tamanho, crie uma caixa de texto com o tamanho aproximado que você quer que a etiqueta tenha e escreva o nome dentro. Eu usei aqui uma caixa de texto com 1,8cm de altura por 4,5cm de largura.

ATENÇÃO NA HORA DE IMPRIMIR!!! É preciso imprimir o texto espelhado, se não, quando passar o texto para o tecido ele vai aparecer invertido, como se estivesse refletido no espelho. Para imprimir espelhado, entre nas propriedades da impressora antes de confirmar a impressão e marque a opção “mirror image” ou espelhar imagem (ou algo semelhante em português). Se quiser fazer um teste, imprima primeiro em um papel comum para ver o resultado e só quando estiver satisfeito, imprima no papel transfer.



Dica: Para aproveitar pedacinhos do papel transfer, imprima o texto (já espelhado) em uma folha de papel comum, cole com fita adesiva o pedaço de papel transfer exatamente em cima do texto impresso (não use um pedaço muito pequeno, é bom que tenha uma folga em relação ao tamanho do texto).Depois é só inserir novamente o papel na impressora (na mesma posição) e mandar imprimir novamente. O texto será impresso sobre o papel transfer.
Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação pode variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. 



VI NO BLOG http://lucianamurta.com
VEJA TAMBEM ESTAMPA EM SEDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário