Mateus 23:5E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
E estas franjas como o próprio texto descreve são franjas das vestes que o povo judeu usava e usa até os dias de hoje. Usadas evidentemente também por Jesus ( Yeshua ) conforme é descrito pela primeira vez no evangelho de:
Mateus 9:2020 E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;
O nome desta indumentária que evidentemente para os costumes cristão e as traduções para o português é orla, franja, borlas, mas o costume do uso desta indumentária não foi guardado pelos cristão e sim pelo povo judeu o nome que se da a ela é Tzitzit ou Tsitsit em hebraico e Karaspedon em grego, que fazem parte do talit.
Números 15: 38-4038- Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
39- E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
40 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.
Nos tempos bíblicos, o talit era um manto retangular de lã ou linho, com franjas nos quatro cantos, usado diariamente pelos homens judeus, em cumprimento ao mandamento divino: “E dirás aos Filhos de Israel que façam franjas (tzitzit) nas bordas de suas vestes, por todas as gerações” (Números 15:38).
Após o exílio dos judeus da terra de Israel e sua dispersão, o talit deixou de ser uma peça do vestuário cotidiano e passou a ser usado apenas na hora das orações. Os ortodoxos usam permanentemente sob a camisa um pequeno talit (talit katan).
Orar envolto no talit denota simbolicamente sujeição à Vontade Divina e aos sagrados mandamentos da lei , e nossa consciência de que Deus está em toda parte, nos quatro cantos do mundo, assim como os “fios visíveis” nos quatro cantos do talit.
Uma leitura mais atenta ao livro de Números 15:37-41 mostra que a instrução do Senhor sobre a colocação das franjas ( Tzitzit ) se aplica somente a veste, como a passagem afirma especificamente “E eles vão fazer para si franjas (Tzitzit) nas bordas ou esquinas das suas vestes” (Nu 15,38) . A palavra hebraica bíblica para vestuário (BeGeD) diz respeito a algo que é usado como roupa. E que na composição da franja ( Tzitzit ) teria um cordão azul.
Sem orientação expressa de Deus assim como a de fazer as franjas ( Tzitzit ) a quantidade de cordas das franjas ( Tzitzit ) bem como seu tamanho e forma a que deveria ser presa as vestes tiveram ao longo das gerações varias interpretações para como deveria ser amarado as cordas das franjas ( Tzitzit ).
Abaixo após pesquisa sem sites relacionados ao assunto vemos alguns modelos já prontos e também como fazer um modelo em específico do Tzitzit (franjas). Ao vestir o Talit Katan, é costume pronunciar uma benção:
BARUCH ATÁ A-DO-NAI E-LO-HÊNU MÊLECH HAOLÁM, ASHER KIDESHÁNU BEMITSVOTÁV VETSIVÁNU AL MITSVAT TSITSIT.
“Bendito és Tu, ó Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre o mandamento (mitsvá) de tsitsit (franjas) .”
Amei a postagem de como fazer um talit !
ResponderExcluir