FE - FLA - FI

Bem vindos! Blog de Variedades e achados na net que, certamente, estarão com os devidos créditos.
Espero que, assim como eu, gostem de inventar moda com os artigos de sempre e de redescobrirem utilidades para objetos que estavam em desuso. Reciclar, organizar e ter como hobby atividades artesanais, pinturas, croches etc.....

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bancada Estilo Marroquino - MOSAICO

mosaicos on line.com

passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 9
Confira abaixo o passo a passo para a execução da bancada de banheiro em estilo marroquino.
Material Básico:
  • Base de MDF oun compensado naval (preferencialmente)
  • Cola branca tipo Extra
  • Azulejos
  • Rejunte
  • Torquês de mola
  • Alicate corta-fácil
  • Material de segurança (óculos e luvas)
  • Espátula para aplicação do rejunte e esponja para limpeza
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 1

01Primeiro você deve preparar o corte, caso vá encaixar conforme a foto, basta retirar a torneira e sobrepor o tampo riscando por baixo. No caso de cubas de sobrepor utilize o gabarito fornecido pelo fabricante ou risque por sobreposição.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 2
02O segundo passo é cortar várias tesselas de 1,5cm por 3cm utilizando a borda do azulejo, então comece a colar as laterais com a parte boleada para baixo, utilize o alicate corta-fácil ou a máquina corta-fácil.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 3
03Continue a colagem das tesselas na parte superior, dessa vez com a parte boleada para fora, utilizando um azulejo como guia para nivelar.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 4
04Corte vários quadrados de 2cm por 2cm e cole-os conforme a imagem. Para que a colagem fique uniforme você deve riscar uma linha reta para servir de guia/limite.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 5
05Utilizando a guia vá colando as tesselas de 1,5 por 3cm, dessa vez cortadas do miolo do azulejo, isto é, sem bordas.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 6
06Corte quadrados de 3cm x 3cm e com a ajuda do torquês corte as quinas conforme o desenho, de forma que o espaço seja suficiente para o encaixe de quadrados de 1cm x 1cm entre eles (veja a foto do tampo pronto). Cole fileiras de azulejos e quadrados alternadamente até completar todo o tampo deixando as parte mais próximas da pia para finalizar com o tampo já colocado.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 7
07Finalize a colocação das tesselas nos espaços próximos ao tampo (procedimento desnecessário em caso de cubas sobrepostas), complete o vão entre o tampo e a cuba com silicone, aplicando por baixo. Prepare o rejunte e aplique cobrindo todos os espaços.
Obs.: O MDF não é resistente à água, utilize um selante, principalmente em caso de tampos encaixados.Dê preferência aos rejuntes do tipo acrílico que já vem prontos para usar.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 8
08Com o rejunte ainda úmido faça a limpeza com esponja levemente umedecida para cobrir espaços que possam ter ficado sem rejunte. Vá repetindo o procedimento com suavidade para não retirar o rejunte e de forma a deixar a superfície o mais limpa possível. Depois de seco finalize com cera incolor líquida ou pastosa.
passo a passo bancada em mosaico marroquino passo 9
09DICAS: Utilize amolador de facas para lixar as quinas cortadas dos azulejos. Cole uma fita crepe entre o tampo e a parede para que o rejunte não manche ou suje o revestimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário