FE - FLA - FI

Bem vindos! Blog de Variedades e achados na net que, certamente, estarão com os devidos créditos.
Espero que, assim como eu, gostem de inventar moda com os artigos de sempre e de redescobrirem utilidades para objetos que estavam em desuso. Reciclar, organizar e ter como hobby atividades artesanais, pinturas, croches etc.....

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Caixa de presente/LEMBRANCINHAS - passo a passo

Material necessário

Para tingir o papel

- 5 folhas de papel de seda branco
- Anilina em pó
- Álcool

Caixa

- Papel panamá gramatura 120
- Papel panamá gramatura 90
- Cola branca
- Rolo pequeno de pintura
- Pincéis
- Fita crepe


Passo-a-passo

Para tingir o papel

O primeiro passo é misturar a anilina no álcool, na seguinte proporção: um tubo de anilina para cada litro de álcool. Deixe descansar durante um dia. Antes de começar a tingir, proteja a mesa com um plástico. Em seguida, ponha o papel de seda em cima, uma folha sobre a outra. Derrame um pouco da tinta violeta. Depois outra tinta, na tonalidade de mogno e, por fim, a verde. Deixe secar por três horas. A primeira folha fica com cores mais fortes e as de baixo, mais clarinhas. Aí você amassa folha por folha. Amasse e abra umas vinte vezes.

Caixa

Comece fazendo o molde em papel sulfite, de 18,5 centímetros por 23,5. Divida ao meio. Na linha que ficou marcada, marque 20,5 centímetros. Neste ponto, coloque um compasso e faça um círculo de seis centímetros de diâmetro, aproximadamente. Das laterais do círculo, faça uma linha tangente no sentido das pontas do traço de 18 centímetros, uma de cada lado. Está pronto o molde da tampa de sua caixa. Para dar um charminho a mais, faça uma pequena curvinha na base, mas de um lado só. Outro detalhe: o molde da parte de baixo tem que ser levemente menor, uns três milímetros, para tampa encaixar bem. Com os moldes prontos, você risca o papel panamá (gramatura 90) e corta a tampa e o fundo. Em seguida, no papel de gramatura 120 corte duas tiras. Uma de 76 cm por 2 cm para fazer a lateral da tampa e outra de 74,5 cm por três cm para a lateral do fundo. Una as pontas da tira com cola e fita. Pegue a tampa, encaixe a lateral e prenda na parte de trás com pequenos pedaços de fita crepe. Vire a caixa e passe cola em toda a emenda. Repita o processo com o fundo da caixa. Deixe secar por três horas e retire a fita, menos nos cantos, que são mais delicados. Vamos colar o papel na caixa. Comece pela tampa. Faça um molde maior e corte o papel. Passe cola com rolo no fundo e na lateral e coloque a caixa em cima do papel. Vire a caixa e vá dobrando o papel, firmando com a mão. Passe cola com pincel na parte de dentro da lateral e vá colando o papel. Com cuidado, pressione o papel contra os cantos internos da caixa para fixar bem e dar acabamento. Corte o excesso, passe cola no fundo e vá colando o papel. À parte de baixo da caixa será coberta de um jeito diferente porque a lateral é mais alta e o papel pode rasgar. Passe cola no fundo, cole o papel e corte, quase rente à caixa. Coloque cola neste pedacinho que sempre sobra e vire. Em seguida, corte uma tira de papel para cobrir a lateral, passe cola e firme o papel. Cole rente ao fundo e vá batendo para fixar o papel, senão ele estica e perde o charme. Faça isso em toda volta. Corte o papel no final e emende com cola. Por dentro, o processo é o mesmo: passe cola e firme o papel. Faça o mesmo com o fundo. E está pronta sua caixa. Você pode fazer em qualquer formato. O segredo é cobrir com o papel, que é maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário