FE - FLA - FI

Bem vindos! Blog de Variedades e achados na net que, certamente, estarão com os devidos créditos.
Espero que, assim como eu, gostem de inventar moda com os artigos de sempre e de redescobrirem utilidades para objetos que estavam em desuso. Reciclar, organizar e ter como hobby atividades artesanais, pinturas, croches etc.....

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mosaico - passo a passo

Material necessário

- 1 peça de madeira (aqui vamos usar um peixe)
- Lixa número 80
- Tinta látex branca
- Trincha de 25 milímetros
- Pincel
- Tinta acrílica nas cores de sua preferência
- Pedaço de vidro de 10 x 15 centímetros
- Cola branca
- Rejunte ou cimento branco
- Água
- Espátula
- Rolinho de espuma
- Tubo de verniz acrílico spray


Passo-a-passo

Lixe bem a peça, principalmente as extremidades. Depois de limpa, passe a tinta látex sem diluir em movimento horizontal. Se a madeira for escura, dê duas demãos de tinta. Deixe secar por meia hora. Comece a pintura misturando vários tons. Aqui, usamos amarelo, laranja e vermelho para a base, a superfície. O marcelo dividiu a peça em três partes desiguais. Depois, pinte cada parte com uma cor. Não precisa ficar uniforme. Pegue o rolinho e faça uma mistura geral. Nas laterais, usamos o azul claro, escuro e branco, com atenção para não manchar a superfície que já está pronta. Agora, cuidado redobrado, embrulhe o vidro num pano velho e dê leves marteladas. Quem não tem prática em mosaicos, deve usar luvas. Faça a colagem dos vidros, agora espalhando a cola branca sobre a superfície de madeira. Espalhe a cola com a espátula. Depois coloque os vidros sobre a madeira como se fossem peças de um quebra-cabeça. Deixe um espaço de meio centímetro entre cada caco. Com um paninho úmido, limpe o excesso de cola e deixe secar por 4 horas. Agora, é hora de passar o rejunte para cobrir os espaços. A mistura do rejunte é feita assim: coloque o rejunte numa vasilha e vá pondo água até dar o ponto de uma pasta. Não pode ficar dura. Com a espátula espalhe bem na superfície. Depois de uma hora e meia tire o excesso do rejunte com um paninho úmido ou papel toalha. Deixe secar por pelo menos um dia. Passe uma camada de cola branca, aquela de rótulo azul. Passe com a trincha sempre no mesmo sentido. A cola branca serve para proteger a peça antes de passar o verniz. Aí, você pode passar álcool e outros produtos de limpeza, que o.o descanso vai ficar bem impermeabilizado. Depois que a cola branca secar, a gente vai passar o verniz. Vocês podem escolher entre fosco e brilhante. Passe em toda a peça. Você pode usar a técnica do mosaico falso em outras peças. É a sua criatividade quem manda.

MOSAICO, ARTE COLORIDA

Verônica Kraemer, do ateliê Além da Rua, mostra como transformar uma placa de MDF em um lindo tampo de mesa

Mosaico é a arte de juntar pequenas peças coloridas, em formatos variados, para compor uma imagem. É conhecido desde a Antiguidade e já era usado pelos mesopotâmios dois mil anos antes do nascimento de Cristo. Os romanos decoravam suas paredes, tetos e o chão com mosaicos. Arqueólogos até mesmo encontraram modelos que anunciavam Cave Canem (“Cuidado com o cão”) aos passantes. Em igrejas no Ocidente e Oriente também era comum o uso desta padronagem para replicar imagens sagradas.

Hoje em dia, fazer mosaicos já não é um privilégio somente de especialistas. Você também pode experimentar esta relaxante e criativa maneira de fazer arte. A artesã Verônica Kraemer, que já tinha ensinado aos leitores da Revista da Casa a fazer caixas com découpage, mostra como é simples. Ela é especialista no assunto e dá aulas em seu ateliê, em São Paulo.

Mosaicos podem ser aplicados em diferentes superfícies e feitos com vários materiais, como azulejos, espelhos, pedras, conchas e pedaços de cerâmica. Para este passo a passo, Verônica usou pastilhas de vidro em três cores diferentes.

Vamos lá?
    




 1 placa de MDF, com 70x70 cm e 12 mm de espessura
 3 placas de pastilha de vidro azul
 3 placas de pastilha de vidro branca
 1 placa de pastilha de vidro terracota
 ½ kg de cola branca
 1 kg de rejunte branco
 1 litro de verniz acrílico
 Tinta branca acrílica (para acabamento)
 Torquês com vídea
 Espátula de plástico
 Lápis
 Faca
 Pote de plástico (para misturar rejunte)
 Pincel chato pequeno
 Estopa




PASSO 1
Risque o desenho que deseja reproduzir no mosaico sobre a placa de MDF. Neste caso, Verônica escolheu motivos florais, no centro da peça. Para demarcar bem a área a ser desenhada, meça antes o que será a “moldura” do desenho. Neste caso ela é composta por quatro fileiras de pastilhas, totalizando 8 cm. Desse modo você sabe direitinho até onde pode chegar com seu desenho.
PASSO 2
Comece a aplicar as pastilhas pela borda, para formar a“moldura” já citada no passo anterior. Deixe para cima o lado liso da peça. Espalhe a cola e vá aderindo as pastilhas com o cuidado de deixar um pequeno espaço entre elas, de cerca de 2 a 3 mm. Para esta peça, Verônica decidiu usar quatro fileiras de pastilhas, em padrões variados. A primeira fileira é composta apenas por pastilhas azuis. A segunda intercala peças brancas e azuis. A terceira é feita apenas de brancas e a quarta “fecha” a moldura com uma sequência de azuis.
PASSO 3
Use o torquês para quebrar as pastilhas que serão aplicadas sobre o desenho. Neste caso, foram quebradas pastilhas terracota e de cor azul. Cada pastilha foi cortada em três ou quatro pedaços. Use os mais pontiagudos ou triangulares para decorar as pontas dos ramos e das pétalas. Aqueles mais quadrados ficam bem encaixados no miolo do desenho. Cuide para não quebrar em pedaços muito grandes ou você não será capaz de encaixá-los nos trechos mais curvos do desenho. Também não esqueça de manter um pequeno espaço entre as pastilhas.
PASSO 4
Quando tiver terminado de colar as pastilhas quebradas do desenho, parta para o fundo do mosaico, que aqui é todo branco. As pastilhas do fundo também devem ser cortadas, mas, neste caso, podem ser maiores. Assim, basta usar o torquês e quebrá-las ao meio, na diagonal. O método para colar é o mesmo dos casos anteriores. Complete todo o fundo, como em um quebra-cabeça.
PASSO 5
Espere a secagem completa das pastilhas coladas, que leva, em média 24 horas. Só então você pode aplicar o rejunte. Siga as instruções do fabricante do material para prepará-lo para a aplicação. Espalhe sobre as pastilhas com a ajuda da espátula de plástico. Deixe secar por mais 24 horas.
PASSO 6
Passado o tempo de espera para a secagem do rejunte, limpe a superfície com a estopa seca para retirar qualquer excesso. Repita a operação duas horas depois, mas desta vez com uma estopa úmida. Este processo garante que qualquer resquício de rejunte endurecido não fique por cima do desenho e das pastilhas. Aguarde mais 24 horas.
PASSO 7
Use a estopa úmida sobre a superfície mais uma vez, antes de passar o verniz. Derrame um pouco dele sobre as pastilhas e espalhe com uma estopa limpa e seca, que, segundo Verônica, é mais eficiente. Se preferir, você também pode usar pincel. Cubra todo o mosaico com o verniz e deixe secar por uma hora.
PASSO 8
acabamento nas lateraisda peça é feito com tinta acrílica branca (ou outra cor que preferir para seu mosaico). Aplique com pincel pequeno e chato. Duas demãos, com intervalo de secagem de 20 minutos, são suficientes.
PASSO 9
O mosaico está totalmente pronto para uso depois da secagem da tinta acrílica nas laterais, que leva cerca de 1 hora no total. Você pode usá-lo como um bonito tampo de mesa, bastando apoiá-lo sobre um pedestal. Para a limpeza cotidiana, use apenas pano úmido com álcool ou água apenas. Lustra-móveis, aplicado de vez em quando, garante o brilho da peça. Com o tempo, o mosaico pode ir juntando sujeira. Quando isso acontecer, use bucha com detergente.




Marcelo Darghan

Nenhum comentário:

Postar um comentário