Desde o momento do nascimento, é fundamental começar a construir um vínculo com o bebê. Conheça as habilidades de um bebê até os 3 meses de vida, estimule-o e fortaleça a comunicação com ele.



Passos

1

Fale com a criança em um tom suave e sereno enquanto dá banho, alimenta, troca a fralda ou brinca. O bebê reconhece as vozes dos pais e ao escutá-las se sente protegido.

2

Faça carícias no bebe enquanto fala, porque o contato pele a pele é fundamental durante os primeiros dias de vida.

3

Massageie as plantas dos pés fazendo movimentos circulares com os seus dedos. Isso ajudará o bebê a ficar acordado durante a amamentação.

4

Mostre ao bebê objetos vermelhos ou amarelos, pois estas duas cores são as primeiras que ele pode distinguir. Coloque esses objetos a cerca de 20 centímetros de distância para que o bebê possa vê-los claramente e procurar por eles.

5

Ofereça brinquedos macios, coloridos e sonoros. São ideais os móbiles musicais e os chocalhos de tecido recheados com material macio e guizos.

6

Repita os sons que o bebê emite no balbucio: esta é a primeira maneira como o bebê dialoga com você.

7

Repita as brincadeiras transformando-as em um momento que o bebê associará a prazer e proteção.

8

Coloque o bebê de bruços sobre uma superfície firme e chame a atenção dele para o lado contrário àquele para o qual ele estiver com rosto virado, a fim de estimular a rotação da cabeça.

Importante

Não perturbe o bebê com muitas atividades. Pare a estimulação quando você perceber que ele está se cansando e perdendo a atenção.