FE - FLA - FI

Bem vindos! Blog de Variedades e achados na net que, certamente, estarão com os devidos créditos.
Espero que, assim como eu, gostem de inventar moda com os artigos de sempre e de redescobrirem utilidades para objetos que estavam em desuso. Reciclar, organizar e ter como hobby atividades artesanais, pinturas, croches etc.....

sábado, 14 de agosto de 2010

Caixa multi uso com textura de sagu




INGREDIENTES
Custo: R$ 18,00
Venda: R$ 40,00
TÉCNICA: Decoupagem em textura de sagu

Materiais:

1 peça em MDF (com tampo para mosaico)

Lixa para madeira n° 220

Pincel chato largo

Pincel chanfrado para sombra

Tinta látex PVA fosca, nas cores mineral, verde pistache, terracota e cereja

Rolinho de espuma

Bandeja de isopor

Pedaço de fralda de tecido

Cola branca

Sagu

Termolina leitosa

Pano macio

Guardanapo para decoupagem

Verniz acrílico brilhante

Hidrolaca brilhante

Verniz spray brilhante

Vasilhame para água

Soprador (opcional)
MODO DE FAZER
1° passo: Lixe a peça com a lixa para madeira n° 220. Remova o pó.

2° passo: Com o rolinho de espuma, aplique uma demão da cor mineral em toda a peça. Seque. Lixe novamente. Remova o pó.

3° passo: Aplique mais duas demãos da cor mineral com o rolinho de espuma, respeitando intervalo de secagem entre as demãos.

4° passo: Coloque um pouco de tinta da cor terracota em uma bandeja de isopor. Acrescente um pouco de veniz acrílico. Misture bem. Reserve.

5° passo: Repetir o passo 4 empregando a cor verde pistache.

6° passo: Molhe dois pedaços de fralda em água e esprema, para retirar o excesso de água. Empregue um pedaço para a cor terracota e outro para o pistache.

7° passo: Umedeça um pedaço da fralda úmida na cor terracota e aplique sobre um lado da peça em movimentos circulares. Em seguida, repita o processo com a cor verde pistache, mesclando as duas cores. Repita o processo em cada lado da peça, um lado por vez.

8° passo: Na superfície rebaixada da tampa, aplique uma camada mais ou menos farta de cola branca. Despeje o sagu sobre a cola, de maneira que cubra toda a superfície. Com cuidado, espalhe as bolinhas para que fiquem bem juntinhas. Aguarde secagem até que a cola fique transparente.

9° passo: Meça o guardanapo do mesmo tamanho da superfície onde foi colado o sagu. Retire as duas folhas brancas do guardanapo.

10° passo: Posicione o guardanapo sobre o sagu. Levante de um lado. Aplique termolina com pincel, volte o guardanapo à posição, pressione com pano de camiseta, levante do outro lado, repita o processo. Seque bem.

11° passo: Aplique termolina sobre o guardanapo, empregando o rolinho de espuma com cuidado para não rasgar o papel. Seque bem.

12° passo: Aplique uma demão de verniz spray brilhante sobre a decoupagem, protegendo as bordas da peça com fita crepe. Seque bem.

13° passo: Sombreie os contornos da peça com o pincel chanfrado e a cor cereja. Seque bem.

14° passo: Aplique duas demãos de verniz acrílico brilhante em toda a peça, com intervalo de secagem entre as demãos.

15° passo: Aplique uma camada bem farta de hidrolaca brilhante sobre a decoupagem, empregando pincel macio. Deixe secar em lugar bem plano.



OBS: As cores sugeridas para a técnica são compatíveis com os tons do guardanapo. Em caso de optar por outras cores, siga os tons do guardanapo.

Caso queira colorir o sagu, após a colagem e a secagem, aplique uma demão de uma cor que seja a mesma do fundo do guardanapo.

Carlos Saad - artesão
(11) 3533-0508

Nenhum comentário:

Postar um comentário