FE - FLA - FI

Bem vindos! Blog de Variedades e achados na net que, certamente, estarão com os devidos créditos.
Espero que, assim como eu, gostem de inventar moda com os artigos de sempre e de redescobrirem utilidades para objetos que estavam em desuso. Reciclar, organizar e ter como hobby atividades artesanais, pinturas, croches etc.....

domingo, 15 de agosto de 2010

ESTAMPA EM TECIDO ATRAVES DE CÓPIAS XEROX passo a passo fácil



Pegue o xerox preto-e-branco de uma figura, vire-o sobre um tecido, passe tíner em cima e pronto. Assim você transfere o desenho do papel para o pano e a estampa não sai quando lavada. Quem ensina a técnica é o artista plástico Samir Zavitoski. Revistas, papéis de presente e folhas secas costumam fornecer boas imagens para imprimir com esse método, diz.

Material:

-Tíner (solvente de tintas)

-Estopa

-Cópias em xerox preto-e-branco de cada figura
Selecione as figuras: as imagens devem ser nítidas, pois assim os xerox ficam com um bom contraste entre preto e branco, o que garante uma estampa sem falhas. Para começar, faça uma cópia e teste numa amostra do tecido.Estude a composição: mande fazer os xerox. Recorte as figuras, deixando uma margem de papel. Distribua os desenhos sobre o tecido para ver se a composição fica boa.

Passe o tíner: vire os desenhos para o pano. Umedeça a estopa no tíner, sem encharcar. Segure firmemente o papel e passe a estopa. Utilize cada cópia só uma vez.

Quem for fazer em casa, faça longe das crianças, pois o tíner pode ser tóxico(e até mesmo viciar), inclusive tome cuidados também.

Procurei algumas imagens no google de talheres e dispus várias em tamanho A4, caso queiram fazer uma estampa com mesmo tema.

Algumas pessoas além de usarem os materiais descritos acima, usam também jornal com motivo da estampa.

Nas minhas procuras pela internet, achei uma pessoa que usou a mesma técnica para imprimir em madeira !!

Lembrem se que durante a transferência da imagem, ela irá ficar espelhada(ao contrário), por isso cuidado ao estampar letras e frase!

A xerox não é reutilizável.
----------------
As imagens(esqueci de guardar, de onde peguei) caso queiram imprimir e tirar xerox para fazer as estampas:

2 comentários: